A Depressão Segundo a Psicologia Espiritualista e Espirita – Causas, Tratamentos e Curas

Por: Ryath (Pesquisado, e inspirado por Marcelinho)

Sintomas
Os sintomas da depressão são a perda ou diminuição do prazer, do interesse pelas atividades, redução da atividade, ou da motivação de faze-la, angustia, desespero, pensamentos negativos, ruins, falta de sono e apetite, agitação ou retardo psicomotor, dificuldades de concentração e de tomada de decisões, desesperança, pensamentos de morte, culpa, falta de autoestima e culpa.
Segundo o espirito de Joana de Angelis, que ensina sobre a Psicologia Espirita, existem três causas para a depressão, que são: psicológicas, fisiológicas e espirituais.

1-Causas Psicológicas
Ansiedades, medos, perdas, medos e culpas.
As causas psicológicas são acabar com um tratamento de cura, e a depressão tem cura.
Muitas vezes as pessoas que tem depressão, tiveram uma infância com de muita exigência, ou com problemas de autoestima, desfazendo das qualidades desse pequenino, isso também resulta em depressão.
A energia da criança que passa por isso fica tão retraída que danifica o seu ego.
Ai neste caso percebemos o quanto a autoestima é importante e necessária.
E todo mundo tem ego, até os iluminados, o que acontece é que eles têm um desprendimento de seus egos.

2-Causas Fisiológicas
Falta de neurotransmissores de alegria e bem-estar.
O espirito do ser nasce com a falta desses neurotransmissores para acabar limpar karmas, mas para vencer esse problema precisa de trabalhar na cura interior.
Aqui vamos falar mais em cura.
Os remédios antidepressivos, eles servem para suprir o cérebro da substancia que ele não consegue repor, então ir a um Psiquiatra é necessário.
A meditação libera hormônios de prazer e também ajuda a combater a depressão.
Usar a atenção plena, que é uma técnica do Budismo, também ajudam demais na depressão.
A Psicologia Espirita muitas vezes indica a meditação, mas as técnicas dela são a moral cristã, porém se adotasse outras técnicas, ajudariam muito mais tanto no autoconhecimento, como no bem-estar dos pacientes.
O Budismo também ensina uma moral e ética, mas também trabalha a meditação e a atenção plena.
A meditação comprovadamente pela ciência, ela verifica que após oito semanas de tratamento, com quarenta minutos diários, ela causa alterações fisiológicas no paciente, e isso mostra que é uma coisa maravilhosa.
A meditação é um recurso fantástico.
Aqui no site temos mandalas que ajudam a manterem a mente vazia durante a meditação, ajudando a termos mais resultados e uma prática melhor também, veja nossas seções:
Mandalas para Meditar e Atingir a Iluminação
Mandalas para Meditar e Ganhar Autoconhecimento

3-Causas Espirituais
Ataques espirituais de seres já desencarnados, mas isso dentro de quadro onde a pessoa sente culpa.
Os obsessores, que são os espíritos que fazem o ataque espiritual, eles não podem causar o que querem na sua vítima, mas sim intensificar o que já existe nela.
O períspirito ou o corpo astral, ou o corpo mental, são bombardeados com energias deletérias, que causam o desequilíbrio.
É como ensina um espirito que incorpora na Umbanda, sempre perdoe os espíritos que te atacam, pois eles não sabem o que fazem.
O perdão é bom para você e para ele, pois o fato dele te causar grande sofrimento e você o perdoar, pode mostrar-lhe que o caminho da luz é muito melhor que o das trevas.
Além do que perdoando você vai diminuindo seu vínculo destrutivo com ele.
O perdão nos dá grande evolução espiritual, e quanto mais grave é o que te acontece, e tu perdoa, maior é a evolução, assim como também quando é mais difícil perdoar.
Vá sempre para a luz, e quanto mais, melhor, então perdoe, e jamais se vingue.
Uma ação ruim que você sofre, você está queimando karma, e o que te causou esse sofrimento, está gerando karma, que ele vai sofrer independente de ação que causou.
Sua ação, independente do que tu faça, o outro vai sofrer ou responder pelo que fez.
Agora se você se vingar, vai ter responder e sofrer pela sua ação.
Perdoar traz vantagens incríveis, e isso não é deixar o outro te faça mal, e nem deseja-lo perto de você, mas se libertar da mágoa, ódio, raiva e rancor.
Você ganha demais perdoando, e quem é na verdade o grande beneficiário é tu. 
A depressão pode ser causada também pelo próprio espirito da pessoa, por ela estar recusando a vontade de sua própria alma, que deseja que a pessoa olhe para dentro de si mesma e mude.

Visualização
O Espirito de Joana de Angelis, que está ligada a Psicologia Espirita, ensina algumas técnicas de visualização para tratar a depressão, que visam o reequilíbrio físico, mental e espiritual:
1-Fique em uma posição tranquila e confortável e respire suavemente, observando o ar entrando e saindo.
2-Deixe todos os pensamentos passarem, sem se fixar neles, apenas deixe-os passar, não de atenção a eles.
3-Visualize uma paisagem tranquila e observe as cenas desse local.
4-Imagine uma luz divina entrando em você e indo para as partes que tu necessitas de cura.

Essas visualizações produzem resultados psicológicos e biológicos.
Quando você lembra do exercício, ele também traz resultado para você.
Porém quando o quadro de repressão estiver agudo, não é recomendado usar essa técnica e nem a de atenção plena, pois ela piora, ao invés de melhorar.
Mas é recomendada a psicoterapia, os remédios, que são importantes demais, demias e demais nessas horas.

Todas as causas da depressão, que são psicológicas, fisiológicas e espirituais, em que falamos nos tópicos acima, elas podem atuarem juntas, ou seja, ter mais de uma causa.
É importante sempre usar os remédios, para que o ser fique bem.
Não parar de tomar os remédios, não os diminuis para não sofrer. 
O remédio é um aliado, não um inimigo, mas é preciso usá-lo corretamente de acordo com a orientação do médico.

Práticas com Mandalas
Veja nosso link para tratar a depressão com as mandalas, sem abandonar, é claro, a terapia, os remédios e outras práticas que vão te curar.
Segue o link: Mandalas para Tratar a Depressão e Desenvolver Auto-Conhecimento.
Se possível ao usar as mandalas do site, deixe um depoimento, por favor, pois isso irá ajudar outras pessoas, nós não revelamos os nomes das pessoas que fazem o uso dessa pratica espiritual.

Tratamento da Psicologia Espirita e do Espiritismo
A Psicologia Espirita em sua técnica de autoconhecimento é a pratica da moral, além de outras técnicas que ela conhece e confia, como o passe, as reuniões de desobsessão, o uso da água fluidificada, fazer orações e vibrar sempre a cura, visualizando-a.
Também aconselham praticar o Evangelho no Lar, e doar amor as pessoas.
Também é passar por médicos espirituais que façam a cura.

Tratamento Espiritual na Religião de Umbanda
É frequentar um centro de Umbanda, fazer o tratamento espiritual.
É ir nos dias de guardiões e guardiãs, ou do Exus e Pombas Giras, como cada centro chama.
Os Guardiões ou Guardiãs são os policiais do Plano Espiritual, que fazem seções de desobsessão e dão aconselhamentos para a vida.
Assim como também ir nos dias de Pretos Velhos ou anciões, como cada centro chama.
Os Anciões ou Pretos Velhos são os curadores de nosso emocional, enquanto os Caboclos são os de cura mental. 
Os Pretos Velhos e Guardiões frequentaram escolas do Plano Espiritual e se capacitaram nesses tipos de trabalho que exercem.
Assim como no dia de atendimento que ocorrem na Umbanda, o que acontece é que nos dias que se seguirem, os guias vão te visitar onde você está, e te ajudar energeticamente, tanto na cura como na limpeza, assim como em outras atividades.
Nos centros que tiverem médicos espirituais, também é uma boa passar com eles, pois desenvolvem a cura. 

Tratamento no Budismo
Trata a aceitação do transtorno da depressão com meditações, atenção plena, pratica moral e ética, que resumidamente é o Nobre Caminho Óctuplo.
É se abster de fazer o mau e praticar o bem, tanto na fala, como nas ações, pensamentos, meio de vida, no esforço da pratica diária, e como já foi dito, a meditação e atenção plena.
É recomendado principalmente o Zen Budismo e o Tibetano, que é a linha esotérica.
O Budismo Tibetano ensina o poder da mente, que se tivermos fé e determinação pode ser um grande aliado no combate a depressão.

O Uso da Lei de Atração
É afirmar todos os dias, três vezes por dia que você está curando, com muita força e determinação.
Também se mentalizar bem, feliz, contente e se conseguir com os melhores sentimentos que já teve.
É alimentar todos os dias o pensamento que está curado, sem fazer jamais o contrário disso, que é pensar que está doente.
É acreditar que já está curando ou que vai se curar, e alimentar essa fé.
Nunca usar afirmações na negativa, usando a palavra não ou uma negação, pois assim o universo entende o contrário.
O universo não leva em conta a palavra não, ou palavras na negativa, por isso tenha fé que esta curando ou vai se curar, e não pensar que não afirmar que não está doente.
É altamente recomendado ler o livro “O Segredo” que fala da Lei de Atração, como você vai usa-la, se escolher esse método, então é muito bom nos informarmos sobre o assunto.

Fazer Yoga
A Yoga trabalha a atenção plena e a meditação, como o Budismo, mas usa mais técnicas também, como as posturas corporais, que são os ásanas, os mudras, que são as posturas das mãos, também o uso dos mantras, as respirações, visualizações, como na Lei de Atração, e a pratica moral, que é chamada de Yamas e Niyamas.

Mais Informações sobre a Depressão
A depressão pode levar ao suicídio, porém quem tem uma crença religiosa, e todas as religiões são unanimes nisso, sabe que se matar não vai resolver a situação, mas sim agravar ela.
A pessoa quando se mata, não deseja se matar, mas sim matar a sua dor, e quando ela chega no Plano Espiritual e percebe que existe vida após a morte, ela se desespera.
A maneira certa de eliminar a depressão, é através de um processo de cura, e depressão tem cura sim.
É sempre recomendado fazer terapia para a depressão, assim como a velocidade da cura vai aumentar, e muito, se a pessoa usar a Lei de Atração e técnicas espirituais de autoconhecimento como Yoga, meditação, homeopatia e muitas outras.
E uma coisa indispensável são os remédios, que aliviam muito os sintomas, então é necessário que se vá a um psiquiatra, que é quem passa os remédios.
A medida que o tempo avança é vão surgindo novos remédios, e para isso é preciso que o profissional seja atualizado.
Existe tanto a Psicologia como a Psiquiatria Espirita, das quais a depressão também é um tema.
Muitas pessoas que aceitam encarnar com depressão no mundo material, elas aceitaram isso para que se desenvolvam novos tratamentos e remédios, que é um sacrifício que fizeram pelo outro.
Na depressão existe um tempo para a cura, então precisamos fazer o que preciso para acabar esse transtorno, mas esperar o tempo necessário para isso.
É preciso sempre buscarmos todas as soluções e com alegria para acabar com esse problema, amar as soluções e o que você faz por ela, pois isso é autoamor.
Tudo o que pudermos fazer pelo espiritual é melhor, seja frequentar uma religião, fazer praticas espirituais, tudo isso ajuda no combate a depressão.

 

Alguns Destaques: